Até 11 de maio pode-se visitar uma exposição sobre a vida e o trabalho de Zuzu Angel no Itaú Cultural, bem próximo ao Metrô Brigadeiro.
Confesso que sei pouco da história recente do Brasil, mas penso que é sempre tempo de aprender. Há sempre um livro interessante, uma biografia, um filme, um amigo que tem algo para contar e ensinar...
Nas minhas viagens ao Rio, eu sempre passava pelo túnel Zuzu Angel, antigo túnel Dois Irmãos que passa pela Rocinha e nos leva a São Conrado, local da largada das meias maratonas na cidade do Rio de Janeiro.
Eu sabia que a estilista havia morrido em um de seus acessos e que a morte suspeita foi mais tarde oficialmente declarada de responsabilidade dos militares pelo ministro José Gregory, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Zuzu Angel foi a precursora de uma moda genuinamente brasileira em um momento que a moda francesa e, mais tarde, italiana e americana ditavam as regras do que era elegante. Elementos brasileiros e artesanais eram considerados de mau gosto. Nem sei se isso mudou muito. Toda cantora, apresentadora, atriz que passa a ter a possibilidade de "consumir", passa a vestir peças de designer francês, americano...
Quando seu filho Stuart Angel, opositor do regime militar, desaparece, Zuzu Angel inicia uma luta por respostas e pela busca a seu filho. Passa , então, a utilizar a moda com veículo político em um momento de grande repressão no Brasil e veste-se de negro, caracterizando o seu luto pelo desaparecimento do filho. Quando Zuzu Angel recebe a carta de outro prisioneiro político que lhe afirma que seu filho foi morto pelos militares, ela intensifica sua luta, enviando cartas a autoridades internacionais e passa a temer por sua própria vida.
Em um desfile histórico na casa do cônsul brasileiro em Nova York no ano da prisão de Stuart Angel, as modelos desfilam vestidos brancos com canhões, jipes e sol entre grades bordados. A própria Zuzu Angel encerra o vestido de preto com centenas de crucifixos como cinto.
Outro ponto que achei interessante foi a participação da Elke Maravilha na divulgação do trabalho da Zuzu Angel e gostaria de me informar mais a respeito.
"Isso acontecendo no Brasil desde 1964 e eu, na minha santa ignorância, fazendo moda, vestidinho com flor e passarinho."
Zuzu Angel