Sonntag, 2. März 2014

É possível ! Como transformar seus sonhos em realidade - um livro de Marcos Pontes




É possível ! Como transformar seus sonhos em realidade” é um livro do astronauta brasileiro Marcos Pontes. A proposta do livro é ser um guia de gerenciamente de projetos pessoais, mas totalmente diferente dos livros comuns de auto-ajuda, uma vez que seu autor combina sua atuação nas áreas de engenharia e  na área de coaching. Dessa forma, temos um livro que não é apenas inspirador, mas prático e com dicas e informações concretas.
O autor vem de uma infância pobre em Bauru. Torna-se eletricista –aprendiz na Rede Ferroviária Federal e, mais tarde ingressa na Força Aérea. Foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes. Mais tarde forma-se pelo ITA e torna-se mestre em engenharia de sistemas nos EUA. Em 2006, Marcos Pontes realiza a primeira missão espacial tripulada da história brasileira.
Bem, é esse homem que saiu do interior de SP e tornou-se eletricista para pagar seus estudos  tornou-se o primeiro astronauta do Brasil. Só há 300 astronautas no nosso planeta e Marcos Pontes é um deles. Com certeza essa vitória veio de muito trabalho, disciplina, estudo e planejamento e é disso que se trata o seu livro.
O livro está dividido em 17 capítulos :
  1.   Godspeed
  2.   As bases do sucesso
  3.   Proteja seus sonhos
  4.   Qual é o seu destino ?
  5.    Escolha o seu caminho
  6.    Treinamento básico
  7.    Treinamento avançado
  8.    Caminhe sempre atento
  9.    Mãos à obra !
  10.   No topo da execução
  11.   Avalie seu progresso
  12.   Corrija a navegação
  13.   Resista !
  14.   Levante-se e vença !
  15.   Pedras no caminho
  16.   Reflexões da jornada
  17.   Bem vindo ao sucesso !

Eu, pessoalmente, me interessei muito pelos capítulos ligados a execução e avaliação de projetos. Como profissional da área de humanas , tenho uma certa dificuldade para lidar com controle, análise de medidas e planilhas.
A execução do projeto ficaria , então, dividida em três categorias de atividades : execução de procedimentos, avaliação de resultados e resiliência.

Na categoria “execução de procedimentos” a procrastinação tem destaque no capitulo. Não há lugar para adiar, demorar ou delongar nessa fase. O correto seria executar todos os itens do planejamento no tempo e na sequência corretas, mas por que tendemos a adiar certas tarefas ? Em geral, realizamos , segundo o autor, todas as tarefas urgentes. A seguir, fazemos o que nos dá prazer imediato. Em seguida, como temos muitas coisas para fazer, adiamos o que nos dá a sensação de desconforto e fazemos o que é mais fácil na nossa lista de tarefas. Bem, dessa forma, inconscientemente nos planejamos para ‘apagar incêndios” e nunca fazemos o que realmente é importante. Quando estiver procrastinando, deixando uma tarefa para depois, analise o porquê da atitude. Argumente contra as suas desculpas e dê início à tarefa.
Outro ponto que considero muito importante no livro é a questão da responsabilidade. Precisamos assumir 100% da responsabilidade pelo fracasso e pelas vitórias. A situação atual em que vivemos é resultado direto das nossas escolhas atuais e do passado. Não existem culpados. O controle da vida está nas nossas mãos.
O gerenciamento de atividades tem também papel importante na execução dos procedimentos. Embora muitas pessoas achem que planejamento torna tudo muito chato e “amarrado”, o autor aponta vários aspectos positivos do gerenciamento:
1. a redução do stress;
2. o uso inteligente do tempo e energia;
3. o aumento da produtividade e performance , entre outros.
Achei muito interessante também o fato de Marcos Pontes citar David Allen em suas referências bibliográficas.  Ele criou um método chamado GTD, com o objetivo de aumentar a produtividade e o aproveitamento do tempo com maior qualidade. Eu farei em março um curso sobre o método GTD e pretendo ligar todas essas informações.
Um aspecto que pretendo estudar com cuidado é a avaliação e o controle do projeto, para que possíveis erros possam ser corrigidos. Afinal, erros acontecem. O que importa é como eles são tratados.


Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen